In relation to the knowledge about the language, it appears that the position subject-teacher-of-language(s)-in-training is confronted with the position of subject-user-of-the-language through the game of acceptance-resistance of normative grammar.
Em relação ao saber sobre a língua, verifica-se que a posição sujeito-professor-de-língua(s)-em-formação se confronta com a posição sujeito-usuário-da-língua por meio do jogo de aceitação-resistência da gramática normativa.
According to General Systems Theory and Culture of Childhood, our premise was that the human being is a 'playing' being; what was ratified when observing that, when the teacher is playing, there is no prejudice about self-production in music making, and also that these teachers feel able to conduct a musicalization class with their students.
Considerando a premissa de que o homem é um ser brincante e amparando-se na Teoria Geral dos Sistemas e na Cultura da Infância, foi possível observar que, por meio do jogo. o professor não tem preconceito com o fazer musical e sente-se capaz de conduzir um trabalho de musicalização com seus alunos.
The Discourse Analysis is a discipline that has theoretical and methodological characteristics that may contribute to the growth of Archival Science theory, because, is through the statements game permeate by ideological positions placed on the social-historical process, the text (oral and written) is produced, ie, the Archival Science related to discursive and ideological formations that are often suppressed in their discursive instances.
Considera-se a Análise do Discurso uma disciplina que apresenta princípios teóricometodólogicos capazes de contribuir para a compreensão e delimitação de campos científicos e sociais, pois é por meio do jogo de enunciados, permeado por posições ideológicas colocadas em jogo no processo histórico-social, que o texto (oral e escrito) é produzido, ou seja, a Arquivística relaciona-se com formações discursivas e formações ideológicas e estão relacionadas ao seu processo de construção histórica.
Innovating the learning teaching process through the educational game is one of the possibilities to reorient learning in the training of health professionals.
Inovar o processo ensino aprendizagem por meio do jogo educativo é uma das possibilidades para reorientarmos a aprendizagem na formação de profissionais de saúde.
...ROEJA, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, Fortaleza’s campus. Based on the concept of identity as a dynamic construct, formed by the various experiences of the subject in the interactive game between the subjective (personal) and objective (social) spheres, was taken as reference studies about identity (DUBAR, 20,5, 20,6; HALL, 20,6; WOODWARD, 20,0; LOPES,19,6, 20,9, 20...
...ação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Fortaleza. Com base no conceito de identidade como constructo dinâmico, formado por meio do jogo interativo entre as esferas subjetiva (pessoal) e objetiva (social), em diversas experiências vivenciadas pelos sujeitos, tomou-se como referencias os estudos sobre identidade (DUBAR, 20,5, 20,6; HALL, 20,6; WOODWARD, 20,0; LOPES, 19,6, 20,9, 20,1), experiência (LARROSA, 20,2, 20,4; DUBET, 19,4; ...
...ective development arousing. Regarding to the obtained results, it could be noted that the varied material used in the attendance environment allowed the occurrence of the representation conducts, which occurred through symbolic games, language, and drawing. The presented representations were structured through themes and through the use of materials which kept a certain regularity, besides through ordered an...
...nça. Quanto aos resultados obtidos, observou-se que o material diversificado, utilizado no ambiente de atendimento, propiciou a manifestação das condutas de representação, as quais ocorreram por meio do jogo simbólico, linguagem e desenho. As representações estruturaram-se por meio de temáticas e uso de materiais que respeitaram certa regularidade, além de se manifestaram por meio de idéias ordenadas e coerentes, que indicam uma organização simbólica. Quanto à avaliação cognitiva, GIL demon...
...roved, therefore, that the hospital play activities contribute to the recovery of ill children, allowing the child’s interiorization and expression of experience by means of games, which provides conditions to work out their experi4ence and face the reality of hospitalization without stress or traumas. The internment time was reduced and, consequently, the bed rotation increased....
...m consistentes, ou seja: evidenciaram que as atividades lúdicas no hospital auxiliam na recuperação da criança doente, permitindo a interiorização e a expressão da vivência dessa criança por meio do jogo. o que lhe dá condições para elaborar a sua vivência e enfrentar, sem estresse e traumas, a realidade da hospitalização; reduziram o tempo de internação hospitalar; e aumentaram, conseqüentemente, a rotatividade dos leitos....
...ic work, which requires a special look from the teacher in order to accompany the students in their needs and abilities, exploring the situations that arise in the school context in a positive way. Working with diversity through the make-believe game using dolls with different characteristics and the inversion of social roles; (professions, family members,), addressing cultural diversities as well as their pa...
...ar especial do educador no sentido de acompanhar os alunos em suas necessidades e capacidades, explorando as situações que surgem no contexto escolar de forma positiva. Trabalhar a diversidade por meio do jogo de faz-de-conta utilizando bonecos com diferentes características e a inversão de papéis sociais; (profissões, membros da família,), abordando as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos reper...
...given by the two groups of participants. There was a tendency of fall in the percentage of errors of rules, but not related to the percentage of strategic errors. Comparing the first to the eighth time the game was played, it was evident that Group A showed a significant improvement related to strategies and Group B improved the rules. The biggest percentage in the errors of rules in the games was concentrate...
...tes. Houve uma tendência de queda no percentual de erros de regras, o que não ficou evidente em relação ao percentual de erros de estratégia. Na comparação da primeira partida com a oitava por meio do jogo. verificouse que o Grupo A apresentou uma melhoria significativa em relação às estratégias, e o Grupo B, em relação às regras. Nos erros de regras houve um maior percentual no Grupo A durante as partidas. Não foi constatada diferença estatisticamente significativa entre os grupos em relaç...