OBS: - O termo "swap", que em inglês significa troca, é usado para definir uma operação de mudança de indexadores financeiros. Esta estratégia visa uma proteção que pode ser usada por detentores de ativos (créditos a receber, títulos financeiros, etc.) ou passivos (dívidas) que estejam atrelados a um determinado indexador (IGPM, TR, CDI, dólar, entre outros) contra o comportamento desfavorável deste indexador original em relação a qualquer outro. Estas operações não envolvem movimentação de dinheiro quando de sua contratação. Os ajustes, quando necessários, são realizados na data de seu vencimento.
Desta forma, imagine um investidor que tenha em sua carteira um título de renda fixa, cuja remuneração esteja vinculada ao comportamento futuro do IGPM e este aplicador se sinta desconfortável quanto ao comportamento provável deste título, se comparado ao que poderia ser observado, caso o balizador fosse, por exemplo, o CDI. O investidor poderá fazer uma operação de "swap" de modo a "transformar" a operação, que inicialmente havia sido indexada ao IGPM, para uma nova, de mesmo prazo, só que agora atrelada ao CDI. O mesmo exemplo poderia ser dado, envolvendo trocas de indexadores como TR por dólar, dólar por IGPM e assim por diante.
Estas "trocas" de indexadores estão disponíveis, normalmente, para operações de maior monta, superiores a R$ 100 mil e ocorrem diretamente entre instituições financeiras ou por intermédio da Bolsa de Mercadorias e Futuros, envolvendo neste último caso, a utilização dos chamados instrumentos derivativos - mercados futuros e opções.
Troca de um valor mobiliário por outro. Um swap pode ser executado para mudar as datas de vencimento de um portfolio ou a qualidade das emissões de um portfolio de ações ou títulos, ou devido a alterações nos objetivos do investimento. Os investidores cujos portfólios de obrigações registram perdas geralmente trocam as obrigações por outras de maior rendimento a fim de aumentar o rendimento do portfolio e realizar perdas tributárias.
An interest rate derivative contract in which two parties agree to make payments to one another over some period of time; the amounts of these future payments may be dependent on future market factors. The most common form of swap consists of one party making floating rate payments while the other makes fixed rate payments. Since the terms of the contract can be customized, swaps make ideal risk management tools.
Exemplos de tradução